quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Planejamento alimentar: como fazer?

Olá queridas! Quero agradecer todo o carinho que recebi no último post. Obrigada por compartilharem a minha felicidade J

Fiquei pensando ontem em planejamento. Como seguir em frente com a reeducação alimentar se não temos um planejamento efetivo?

Tem uma frase que indica muito bem isso:

"Quem falha ao planejar...planeja falhar"

Levar um alimentação saudável é muito mais do que apenas se alimentar corretamente. É um estilo de vida! E para isso dar certo temos que ter o mínimo de organização.


Vamos começar então?

Planejar a compra da semana
 
 
 
Não é simplesmente ir ao supermercado e trazer um montão de legumes, frutas e iogurtes. Temos que saber o quanto iremos consumir e se preocupar com a validade e o frescor dos alimentos.
 
Quantas já perderam aquele alface lindo que estava na prateleira e ficou a semana inteira sem consumirmos uma folha sequer? Ele estraga e se comprarmos além das nossas necessidades vai acabar indo pro lixo.
 
Vamos sentar e refletir sobre aquilo que gostamos e como iremos encaixar nas refeições. Exemplo:
 
Segunda-feira:
  • Café da manhã: pão integral + queijo branco +peito de peru+ leite desnatado
  • Lanche da manhã: mamão com aveia
  • Almoço: salada de alface, tomate e pepino temperada com limão e azeite+peito de frango grelhado+ purê de batata
  • Lanche da tarde: pão integral+ atum em lata + iogurte desnatado
  • Jantar: sopa caseira de legumes: chuchu, abóbora, peito de frango e cenoura
  • Ceia: 1 xícara de chá + 2 bolachas tipo "Maria"
Viu quantos ingredientes temos que ter para apenas 1 dia de refeição saudável?
 
Vamos dizer que não temos queijo branco nem peito de peru em casa, podemos facilmente substituir por qualquer "frios" que temos na geladeira, tipo: mussarela, mortadela, presunto... Aí, nosso cardápio perfeito foi pro espaço.
 
Mamão tb é super perecível. Vamos dizer que o compramos na feira de quinta. Provavelmente se ele estivesse maduro no dia da compra, ele já estaria "passado" na segunda.
 
Tá, isso já sabemos e empregamos no nosso dia-a-dia. Fazemos substituições quando não temos algo e assim vai seguindo nossa dieta. Mas o que não percebemos é que ela poderia fluir de uma forma mais prazerosa. O que nos beneficiaria com mais qualidade, nutrientes e economia de tempo e dinheiro.
 
Eu mesma já tive que pedir-várias vezes- comida pronta pelo telefone, pois não tinha "nada" em casa para preparar o jantar. Esqueci de descongelar a carne, o feijão estragou, estava sem legumes para preparar uma sopa...
 
 
Comida pronta além de cara é super nociva a nossa dieta. Até o "inofensivo" 'China in box' que vem com legumes e carnes magras. Aquele molho é rico em amido, glutamato monossódico (tipo 'sazón') o que nos faz inchar pra caramba, shoyo (valor elevado de sódio)...
 
Então mãos à obra! Vamos planejar a lista de compras semanal.
 
 
 
Ela pode incluir: queijo branco (ele dura até 1 semana se conservarmos com um pouquinho de água filtrada, até fiz um post meses atrás. Dê uma olhada!), legumes (planeje os legumes que irá consumir a cada dia. Exemplo: segunda=cenoura e alface, terça= beterraba e repolho, quarta= batata+ acelga...), frutas (o mesmo planejamento diário dos legumes), pão integral ( 1 pacote dura a semana inteira), iogurtes ( pense em quantos consumirá na semana. Tipo: dia sim e outro não. Terá que comprar 3 ou 4 para a semana)
 
Ida ao supermercado e feira
 
Parece fácil! É só ir lá e comprar o que tem na lista, certo? Seria se não fossem as tentações. Elas parecem inofensivas: um pacotinho de bolacha aqui, um iogurte integral acolá, um docinho porque ninguém é de ferro... E quando vemos a nossa compra está maior do que o previsto.
 
Vamos combinar: domingo a tarde ou segunda-feira vamos comprar apenas os itens saudáveis. Vamos deixar as "gordices" (alimentos mais calóricos ou aqueles que gostamos e prejudicam nossa dieta) para comprar na sexta-feira ou no final de semana. Fica mais fácil não cair em tentação. Até porque veremos um bom resultado na balança e não vamos querer estragar a perca de peso, consumindo um monte de porcarias no final de semana.
 
Armazenando os alimentos
De nada adianta trazer tudo fresquinho se não soubermos armazenar de forma adequada. Temos muito a ganhar: durabilidade, frescor, conservação dos nutrientes e o sabor inalterado.
 
  • alimentos que já tiveram sua embalagem aberta devem ser mantidos muito bem fechados, de preferência que sejam transferidos para recipientes com tampa, não esquecendo de anotar a data do vencimento, pois o contato com o ar acelera sua deterioração.
  • Hortaliças: Devem ser armazenados sobre refrigeração. Os legumes e verduras necessitam de uma menor temperatura que os outros alimentos, por isso permanecem na gaveta abaixo das prateleiras, pois o ar frio é pesado ficando mais concentrado na parte debaixo da geladeira.
  • Frutas: Podem ser armazenadas fora de refrigeração, principalmente sem tiver grande rotatividade em casa, porém, sob refrigeração, além de conservá-las melhor, a fruta gelada fica com seu sabor adocicado mais apurado.
  • Ovos: Ao contrário do que as empresas de eletrodomésticos nos oferecem, não devem ser armazenados na porta da geladeira, pois não devem sofrer mudanças de temperatura, fato que ocorre quando estão na porta da geladeira, pelo abre e fecha da mesma ao longo do dia, sendo assim, coloque-os em um recipiente limpo dentro da geladeira.
  • Carnes: Se for utilizada rapidamente pode permanecer em refrigeração, mas se for utilizada mais tarde é melhor que se congele, mas após descongelar a carne, não se deve congelar novamente, devido a perda de nutrientes.


 Preparação dos alimentos
 
Chegou a hora de preparar uma refeição saudável, gostosa e prática. Agora que temos tudo à mão fica mais fácil preparar a nossa alimentação equilibrada.

 Resultado de tanto planejamento
 
 
Comida caseira feita com amor, carinho, dedicação e muito mais saudável!
 
 
 


 Gostaram das dicas? Mais tarde eu volto falando de alimentação equilibrada J

9 comentários:

Nesta jornada de emagrecimento saudável o seu incentivo é muito bem vindo.

Agradeço cada comentário e desejo que volte sempre!