quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Metas: curto, médio e longo prazo. Faça vc tb!

Olá queridas! Queria agradecer as inúmeras visitas que tenho recebido. São mais de 200 acessos ao dia :P

Estou numa sessão de nostalgia aqui: ouvindo Backstreet Boys, N´Sinc, Five... alguém tb gostava desses "hits" dos anos 90?

Enquanto acessava um dos vídeos no "Youtube", entrou aqueles anúncios no qual podemos "pular" depois de 5 segundos, mas um deles me chamou atenção: era o Ricardinho- do vôlei brasileiro- fazendo uma homenagem à sua família. Nem preciso dizer que é emocionante, né? São 3 minutos que nos levam a reflexão. Vale a pena assistir!

Clique para assistir ou acesse o You tube


Ontem tentei postar sobre o tema METAS, mas não consegui. Fui ao mercado e cheguei muito tarde. Então vamos ao assunto:   
   
  1. Temos várias metas à cumprir ao longo do ano. Muitas iniciadas desde o Ano Novo como resolução e outras que vão surgindo conforme nossas necessidades. Quantas dessas metas realmente são alcançadas? Poucas e não é por falta de vontade e sim por falta de FOCO. Sim, somos bem intencionadas, mas devido ao corre-corre do dia-a-dia e de diversas atribulações, elas vão ficando em segundo plano. De vez em quando até retomamos algumas, mas sem tanto afinco e lá se vai a meta ficar de lado outra vez.
    
  1. Por que isso acontece? Somos ambiciosas e queremos atingir rápido nossos objetivos. Se queremos emagrecer e estar ainda mais belas na festa de Natal- por exemplo- não pensamos em emagrecer ao longo dos 12 meses. Queremos resultados já! E isso faz as nossas metas naufragarem. Emagrecer é um desejo ardente de muitas, mas "brincamos" de nos reeducarmos e sempre estamos insatisfeitas com os resultados: se eliminamos 1 kg queríamos que fossem 2; se tem aquela festa e comemos além da conta, não queremos que a balança mostre kgs a mais, mesmo sabendo que extrapolamos; se perdemos medidas, mas a balança mostrou o mesmo peso, ficamos decepcionadas e muitas vezes usamos isso como desculpa para sairmos da dieta...
    
  1. Queremos resultados concretos, mas sem planejamento não vamos a lugar nenhum. Temos que pensar em todas as possibilidades. A vida de ninguém é um "mar de rosas" e sempre haverão imprevistos. Se pretendia ir a academia 5 vezes na semana e na terça feira caiu aquela chuva ficando presa no trânsito e não consegui chegar a tempo, tudo bem! Temos que ter um plano B: usar o tempo que ficaria na academia para hidratar os cabelos ou preparar aquela bela salada para o jantar. Claro não eliminamos tantas calorias quanto se tivéssemos ido malhar, mas convertemos o imprevisto para algo positivo.
  Agora vamos refletir e escolher algumas:
Temos 3 meses, mais ou menos, para o final de 2012. Que tal escolhermos 3 metas para cumprirmos até lá? São hábitos que iremos adquirir no dia-a-dia e que nos farão evoluir até lá.
 
Pensei que essas 3 metas podem ser divididas em:
 
                       
 
 
               Meta de curto prazo                 
Essa meta podemos implementar a partir de agora, hoje, mais tarde... Essa meta é imediata. Por exemplo:  
  • quero consumir mais frutas: ok! Vai lá e pegue ou compre uma fruta e consuma.
  • Quero deixar a cozinha mais organizada: sem problemas, após o jantar irei lavar a louça e arrumar o que está fora de lugar.
  • Quero começar a fazer exercícios: tudo bem, vou passar na academia quando voltar do trabalho e consultar os pacotes disponíveis ou quando chegar em casa vou acessar um vídeo de exercícios no "You tube" para praticar...
 Viu não é difícil começar. Só precisamos criar uma meta e perseguí-la diariamente. Se for o exemplo de consumir mais frutas, não adianta eu comer só hoje e pronto. Temos que lembrar de consumir no nosso dia. Seja comprando com antecedência, seja lavando e colocando dentro da bolsa para levarmos ao trabalho, picando e colocando em potinhos na geladeira...              

                Meta de médio prazo

Essa meta requer um pouco mais de esforço e planejamento. Por exemplo:

  • Quero ir a academia todos os dias nas próximas 6 semanas: temos que planejar nosso horário e encaixar os exercícios onde couber. Não adianta dizer que quero ir a academia pela manhã todos os dias, se tenho uma reunião da escola do meu filho na quinta-feira. Então, posso ir pela manhã de segunda a quarta-feira e na quinta vou a academia a noite após o trabalho. Temos que ser flexíveis, senão nossa meta será adiada no primeiro obstáculo que surgir.
  • Quero cozinhar todas as noites refeições saudáveis: temos que reservar um tempo para poder cozinhar. Picar legumes, higienizar folhas, descascar frutas para o suco ou salada de frutas...dá trabalho e se não planejarmos, paramos no meio do caminho e deixamos algum item pra trás. Já não consumimos saladas por falta de tempo ou deixamos o suco para amanhã, pois já é tarde.
  • Quero consumir alimentos frescos e muitas hortaliças: teremos que organizar nossas idas ao mercado, quitanda, feira livre... Algumas folhas não duram mais do que 3 dias sem perder suas propriedades vitamínicas ou estragam com facilidade. Podemos procurar uma quitanda próxima de casa e combinarmos com o quitandeiro para separar alguns itens, caso não tenha muito tempo. Podemos tb conservar os legumes e folhas de uma forma melhor na geladeira para que elas durem mais. As frutas podem ser congeladas para ser usadas posteriormente nos sucos.
                       

                Meta de longo prazo
 
           Essa meta requer muita força de vontade e determinação. Por exemplo: 
  • Muitas irão escolher emagrecer "x" kgs até o final do ano. Eu sei não é fácil, mas também não é impossível. Vamos pensar em metas possíveis. Será que posso emagrecer 30 kgs em 3 meses, se só emagreci 5 kgs desde o começo do ano? Um ponto para pensar, né?
Já escrevi aqui no blog que é possível emagrecer de 7,5 kgs a 22,5 kgs até o Ano Novo. Milagre? Não, foco e determinação.
 
  • Se eliminarmos 1/2 kg por semana: Serão 7.5 kgs em 15 semanas (tendo uma alimentação equilibrada)
  •  
  • Se eliminarmos 1 kg por semana: Serão 15 kgs em 15 semanas (tendo uma alimentação equilibrada + caminhadas leves a moderadas por 30 minutos diários)
  • Se eliminarmos 1 kg e meio por semana: Serão 22,5 kgs em 15 semanas (tendo uma alimentação equilibrada e regrada + caminhadas moderadas por 60 minutos diários ou academia + hidratando-se bem: tomando água)
Claro que terão semanas que eliminaremos mais peso e em outras que não eliminaremos quase nada. Aí, vem a "meta possível" que falei. Não precisamos escolher a meta mais ambiciosa:eliminar mais de 20 kgs até lá, mas podemos ficar com a de 15 kgs. Essa meta é realista, possível e não nos prejudica em nada.

  • Cuidar da beleza e estar sempre bela: temos que cuidar diariamente da nossa beleza. Temos benefícios imediatos, mas tb a longo prazo. Se lavarmos e hidratarmos nosso rosto diariamente, não teremos oleosidade: isso é um efeito imediato; não termos espinhas e cravos: isso é efeito a longo prazo. Cabelos bem cuidados: Se escovamos diariamente: não teremos nós evitando assim a quebra do fio: efeito imediato; Escovando da forma correta, levamos a oleosidade natural do couro cabeludo para as pontas evitando as pontas secas e duplas: efeito a longo prazo.
 
Temos muito trabalho pela frente. Quero ver as metas de vcs para podermos comemorar muito daqui a 3 meses. Lembram daquela famosa frase: " Só não consegue quem desisti"? Então, vamos a luta!

Somos vencedoras!

4 comentários:

  1. É verdade que quando começamos estamos todas animadas e fazemos tudo certinho. O problema é que ao longo da caminhada, perdemos o tal do foco. E aí, pronto, a coisa começa a ficar mais ou menos.
    Temos que estar sempre atentas!
    Eu quero apenas que até ao final do ano eu esteja com minha família de sangue, que eu esteja na minha casinha no Brasil. É minha única meta, de coração e sinceramente, não depende só de mim, mas de coisas externas. Felizmente? Felizmente está nas mãos de quem pode tudo!
    Deus!

    Beijo grande pra ti, que consigas alcançar todas as tuas metas. E no mês de dezembro, me mostre esse comentário tá? Tenho certeza de que estarei feliz. :)

    ResponderExcluir
  2. a mais pura realidade! eu adorei! bjoka

    ResponderExcluir
  3. oi linda! adorei o blog viu ja estou seguindo!!! depois me faz uma visita!!! bjkas

    ResponderExcluir
  4. Oi Flor!!obrigada pelos conselhos.. pois é tenho que me acustumar com esse ritimo e me manter na linha!!!
    fiquei longe daqui por alguns meses e me senti muito sozinha em relação a apoio sabe! não posso ficar longe isso aqui nos da força e animo pois sabemos que tem muitas pessoas precisando da nossa força! bjus amiga e muita luz nessa gravides :)
    pretendo encomendar o bebe final do ano que vem !!!

    ResponderExcluir

Nesta jornada de emagrecimento saudável o seu incentivo é muito bem vindo.

Agradeço cada comentário e desejo que volte sempre!