sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Azeite: a gordura do bem que ajuda no emagrecimento!



Proteção cardiovascular, aumento das defesas imunológicas e da longevidade são alguns dos benefícios do uso do azeite.

 

A PARTICIPAÇÃO DO AZEITE DE OLIVA NO CARDÁPIO DA FAMÍLIA brasileira ainda se resume à condição de tempero das saladas.


O mecanismo que permite ao azeite a proeza de reduzir o mau colesterol ainda não foi completamente desvendado. O fato é que a ingestão regular de azeite melhora a atividade dos receptores das células encarregados de retirar o mau colesterol do sangue. Outro benefício da dieta rica em azeite é melhorar a capacidade das células de resistir aos agentes do envelhecimento, que encurtam sua vida útil. "Nossas células são protegidas por membranas com duas camadas de gordura e uma de proteínas",
"Trocar as gorduras saturadas ou poli pelo azeite pode alterar o perfil das suas membranas celulares e fortalecer as defesas imunológicas" Quando furam a barreira celular, os agressores do organismo (toxinas, poluição, fumo ou moléculas livres de oxigênio, os famosos radicais livres) podem apressar o envelhecimento, prejudicar a síntese de hormônio e até interferir no metabolismo. Acredita-se que a vitamina E, presente na composição do óleo de oliva, seja um dos agentes dessa proteção.


Investimento na saúde.


 Apesar das tendências favoráveis, tornar o azeite presença mais constante na dieta do brasileiro esbarra num grande empecilho: o preço. Um litro de óleo custa pelo menos um quarto do preço dos azeites mais em conta no mercado. Isso sem falar nos azeites mais requintados, cujo preço pode variar de R$ 30,00 a R$ 50,00 o frasco de 750 ml. Já as marcas mistas ou compostas com outros óleos vegetais contêm, em média, 15 %, de azeite, o que invalida o pressuposto de elevação da quantidade de mono-insaturados. "Considerando que a dose necessária de azeite por pessoa é, em média, um litro por mês, a compra do produto pode ser considerada um investimento na saúde de amanhã”,
 


Ajuda no emagrecimento



As substâncias anti-inflamatórias presentes no azeite, em especial no extra virgem, ajudam a segurar o ponteiro da balança.
O azeite não é leve (tem 9 calorias em cada grama), mas ajuda você a emagrecer, principalmente no café da manhã. Nesse horário, os genes responsáveis pelo aumento de peso estão em plena atividade e os fenólicos (substâncias anti-inflamatórias presentes no azeite, em especial no extra virgem) são capazes de acabar com a brincadeira. Mas não exagere!

A inclusão de azeite de oliva na alimentação ajuda o organismo a manter a sensação de satisfação e a prolongar o tempo entre as refeições, segundo estudo publicado pela revista Cell Metabolism.



É poderoso antioxidante, já que possui altas doses de vitamina E, prevenindo muitas doenças e evitando o envelhecimento precoce das células;

  contribui para a ingestão e processamento de vitamina A, que beneficia, pele, cabelos e olhos;

  rico em ácidos graxos essenciais ao nosso organismo, como ômega 3 e 6, tem efeito antioxidante e antiinflamatório, protegendo as artérias e reforçando o sistema imunológico;

  como é rico em ácidos graxos ALA e DHA, pertencentes ao grupo do ômega 3, que são essenciais ao cérebro, colabora, inclusive, com o poder de aprendizagem das crianças.

 
Azeite com Alho
 
Ingredientes:
20 dentes de alho
1/2 xícara (chá) de azeite
suco de 1 limão
6 colheres (sopa) de salsinha picada
1 xícara (chá) de alho porro picadinho
sal e pimenta do reino branca a gosto
Modo de Fazer:
Descasque os dentes de alho e pique. Coloque em um recipiente e misture a salsinha e o alho porro. Tempere com sal e pimenta do reino. Transfira para um frasco de vidro esterilizado e com tampa. Junte o suco de limão e o azeite. Tape e deixe tomar gosto por 5 dias.
Use para saladas, temperos, refogar legumes e carnes em geral.

Azeite Aromático
Ingredientes:
1 colher (sopa) de orégano seco
12 pimentas malaguetas vermelhas, secas
1 colher (chá) de sementes de erva-doce
4 pés de tomilho fresco
4 pés de alecrim fresco
4 folhas de louro fresco
1 xícara (chá) de azeite
Modo de Fazer:
Em um frasco de vidro esterilizado, disponha camadas de orégano, malaguetas e sementes de erva-doce. Junte as ervas frescas. Este azeite é bom para regar, verduras frescas ou grelhadas, carnes ou aves grelhadas e pizzas.

Azeite com Ervas Aromáticas
Ingredientes:
1 litro de azeite
2 dentes de alho com casca
2 ramos grandes de alecrim
1 colher (chá) de pimenta do reino branca em grão
1 colher (chá) de pimenta do reino preta em grão
1 colher (chá) de pimenta vermelha em grão
Modo de Fazer:
Separe 1/6 da garrafa e azeite o reserva. Lave e seque o alecrim. Reserve. Coloque o alho e as pimentas na garrafa. Coloque o alecrim e complete com o azeite que foi retirado. Tape e deixe macerar por 2 meses.
Se quiser escolha uma erva de sua preferência: tomilho, sálvia, manjericão, salsinha hortelã e acrescente ao azeite.
Para saladas, fritar carne, peixe, aves legumes e refogar, entre outros usos.

Azeite com Manjericão
Ingredientes:
200ml de azeite
1 xícara (chá) de manjericão fresco
sal e pimenta
Modo de Fazer:
Ponha o azeite e o manjericão numa picadora e processe até obter um molho homogêneo. Tempere e conserve na geladeira.
Sirva com saladas, patês de vegetais grelhados e vegetais.
Azeite de Alho e Piripiri
Ingredientes:
4 dentes de alho
1 ramo de alecrim
1 pimenta malagueta seca
azeite (a quantidade depende do tamanho do vidro a ser utilizado)
Modo de Fazer:
Descasque os dentes de alho e corte em lâminas finíssimas. Coloque o alho num vidro esterilizado. Junte o alecrim e a malagueta e acrescente o azeite.Deixe repousar uma semana antes de usar, para que o azeite ganhe mais gosto. Conserve num lugar fresco.

Azeite Aromatizado
Ingredientes:
6 dentes de alho
1 colher (sopa) de orégano
4 pimentas dedo-de-moça ou malagueta
10 folhas de louro
1 galho de alecrim
azeite (a quantidade depende do tamanho do vidro a ser utilizado)
Modo de Fazer:
Arrume o alho, orégano, pimentas, louro e alecrim sobre uma folha de papel absorvente e dentro de uma assadeira. Leve ao forno por alguns minutos.
Depois que estiverem frios coloque no vidro.
A seguir, complete com o azeite.
Tampe bem e guarde em local escuro e fresco.

Azeite com Alho e Alecrim
Ingredientes:
1 ramo de alecrim
3 dentes de alho
250ml de azeite
Modo de Fazer:
Arrume, em uma garrafa esterilizada, 1 ramo de alecrim. Em uma panela pequena, coloque os dentes de alho e aqueça lentamente. Acrescente o azeite e desligue o fogo. Despeje o alho com o azeite na garrafa com o alecrim e tampe.

Azeite com Amêndoas
Ingredientes:
10 amêndoas sem pele
400ml de azeite
100ml de óleo de milho
Modo de Fazer: Coloque as amêndoas em uma garrafa esterilizada. Despeje o azeite e o óleo por cima e tampe. Deixe descansar por 2 meses antes de consumir.

Azeite de Lima-da-Pérsia
Ingredientes:
2 tiras de casca de lima-da-pérsia
Modo de Fazer:
Abra um vidro novo de azeite e transfira 30ml (um copinho de pinga) para uma panela pequena. Corte a casca da lima o mais fino possível, com um descascador de frutas (não deixar a parte branca na casca, pois o azeite ficará amargo). Junte a casca picada em quadrados bem pequenos ou em fios, ao azeite.
Aqueça em fogo bem baixo e desligue quando começar a liberar cheiro e borbulhar, tomando muito cuidado para não deixar queimar. Transfira o azeite e as cascas de volta para o vidro original e feche muito bem.
Use para sobremesas como Cheesecake, Torta de Limão, Mousse de Maracujá ou outro doce que tenha um toque ácido ou cítrico.

Azeite de Pimenta
Ingredientes:
2 pimentas dedo-de-moça sem sementes e sem a membrana branca, picadas
1 colher (chá) de alho picado
Modo de Fazer:
Abra um vidro novo de azeite e transfira 30ml (um copinho de pinga) para uma panela pequena. Junte as pimentas e o alho picados em quadrados de 0,7 cm, mais ou menos. Aqueça em fogo bem baixo e desligue quando começar a liberar cheiro e borbulhar, tomando muito cuidado para não deixar queimar. Transfira o azeite com o tempero de volta para o vidro original e feche muito bem.
Use sobre arroz, feijão, carnes ou outros pratos de sabor marcante.

Azeite de Alecrim
Ingredientes:
3 ramos de alecrim (só as folhas)
1 colher (chá) de alho picado
Modo de Fazer:
Abra um vidro novo de azeite e transfira 30ml (um copinho de pinga) para uma panela pequena. Junte o alecrim e o alho picado. Aqueça em fogo bem baixo e desligue quando começar a liberar cheiro e borbulhar, tomando muito cuidado para não deixar queimar. Transfira o azeite com o tempero de volta para o vidro original e feche muito bem.
Ótimo para usar em pizzas, queijo fresco e pratos que levam queijo.

Azeite com Cogumelos

Ingredientes:
1 colher (sopa) de shiitake piacado
1 colher (sopa) de cogumelo paris picado
1 colher (chá) de alho picado
Modo de Fazer:
Abra um vidro novo de azeite e transfira 30ml (um copinho de pinga) para uma panela pequena. Pique o shiitake, o cogumelo paris e o alho em quadrados de 0,7 cm, mais ou menos e junte ao azeite. Aqueça em fogo bem baixo e desligue quando começar a liberar cheiro e borbulhar, tomando muito cuidado para não deixar queimar. Transfira o azeite com o tempero de volta para o vidro original e feche muito bem.
Use para condimentar risotos, massas, carnes assadas e carnes com molho à base de vinho.

Azeite de Ervas Alex Atala
Ingredientes:
30g de salsinha
10g de sálvia
10g de tomilho fresco
10g de orégano
15g de alecrim
500ml de azeite
Modo de Fazer:
Separe as folhas dos talos e descarte-os. Pique todas as folhas sobre uma tábua e misture ao azeite. Aqueça essa mistura a 80 ºC por 2 horas, no fogo baixo em banho-maria.Retire do fogo e espere esfriar. Passe a mistura por uma peneira com pano a fim de eliminar impurezas.

Azeite de Ervas Chef Ercolino Crugnale
Ingredientes:
60g salsinha
30g estragão
30g tomilho
120ml de azeite
Modo de Fazer:
Separe as folhas dos talos e descarte-os. Pique todas as folhas sobre uma tábua.Branquear as ervas por 10 segundos em água fervente, retirar e colocar em água fria para interromper o processo. Juntar o óleo e processar no liquidificador até formar um purê, passar por um chinoir com pano para retirar todos os sólidos.

Azeite com Limão Siciliano
Ingredientes:
2 ou 3 limões silicianos
250ml azeite de oliva
Modo de Fazer:
Retirar a casca do limão. O mais fino possível, com um descascador de frutas (não deixar a parte branca na casca, pois o azeite ficará amargo. Descascar o limão retirando a parte branca e deixando somente a polpa, cortar em pedaços menores e retirar as sementes. Bater a casca no processador com a lâmina de cortar, acrescentar a polpa do limão e o azeite, pulsar algumas vezes, não bater muito, o limão não poderá se transformar em purê e nem emulsionar com o azeite. Retirar e deixar descansar a temperatura ambiente por 02 horas (mexer algumas vezes, sem bater, para misturar limão e azeite). Após coar em um pano de algodão (pré- lavado), acondicionar em um vidro e deixar para descansar para separar o suco do azeite aromatizado. Guardar na geladeira e usar em até 1 semana.

Fontes de pesquisas:

 

7 comentários:

  1. Que materia bacana!!! Muito obrigada por compartilha-la com a gente. Eu coloco alho e manjericao no azeite...fica uma delicia!

    ResponderExcluir
  2. Já estou de volta ao blog!! Minha nutricionista passou para utilizar nas refeições. ótimo post sobre esse assunto!Bjs. Sandra

    ResponderExcluir
  3. Nossa quanta coisa, nem sabia de todos esses azeites! =O

    Boa semana

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi amiga passando pra agradecer seu carinho de sempre. Bjos

    ResponderExcluir
  5. Sei de todos esse benefícios mas não consigo gostar de azeite...rs

    Boa noite...bjo!

    ResponderExcluir
  6. adoro azeite de oliva, sempre coloco uma colher na salada!!!
    beijos amiga LINDA!!!!

    ResponderExcluir
  7. Olá tudo bem? Vim conhecer seu blog e dizer que estou seguindo ...

    Meu blog tmb tem o mesmo objetivo ... abraços

    http://silencioavassalador.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Nesta jornada de emagrecimento saudável o seu incentivo é muito bem vindo.

Agradeço cada comentário e desejo que volte sempre!